SILVANA TORRES EXPÕE TRABALHO INÉDITO DE PINTURAS EM BASTIDORES NA ALIANÇA FRANCESA

28 de ago. de 2015

/ by Blog da Noelia Brito


Há muitos anos que Silvana Viana Torres não nos presenteava com seus trabalhos, sempre marcados pelo excelente domínio que tem da técnica do desenho e pela delicadeza das passagens cromáticas que caracterizam sua pintura.
Valeu a pena a espera, pelo inusitado dessa nova exposição. A começar pelo suporte escolhido: bastidores de bordados, antigas ferramentas de trabalho de mulheres também antigas que enchiam os tecidos esticados com belos bordados feitos à mão. O feminino transparece e se impõe em toda a feitura dessa nova série de pinturas.
 Silvana, de certa forma, mantém o mesmo clima, se transmudando em tecelã ou bordadeira, com tintas e pincéis. Também aqui, nas figuras de bailarinas que a artista apresenta, persiste uma espécie de silêncio de tempos passados...
As dançarinas, longe de evocarem movimento, nos fazem pensar em delicados bibelôs de carnes porcelanadas e diáfanas vestimentas. Como se o tempo estivesse parado em uma pose fixa, quase eterna. A sábia escolha de ângulos e perspectivas que reforçam o formato arredondado desses suportes remetem, igualmente, a um tempo circular, sem princípio nem fim. 
Outra não é a disposição dos ornatos em volta da figura principal, que evocam bordados, entremeados de pequenas frases sucintas, passíveis de múltiplas interpretações e conferindo à série um certo clima de humor.
 Apenas uma das bailarinas representadas está sentada de frente para o observador, sugerindo, talvez, um interessante jogo de espelhos, uma espécie de porta aberta para fora da circularidade do tempo, tornando-o simultaneamente antigo e atual. Nessa pintura, a bailarina abandona a sua pose “figée” e nos observa, propondo a atemporalidade da própria arte que a representa e através da qual somos representados.
Parabéns a Silvana Torres por esta bela série de pinturas trabalhadas com sensibilidade e emoção.
Recife, agosto de 2015


Anavaz

* Com informações da organização do evento

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

© Todos os direitos reservados - 2021