MINISTÉRIO DA DEFESA FAZ VARREDURA EM PRESÍDIOS DE SETE ESTADOS E ENCONTRA METADE DOS PRESOS ARMADOS. POR QUE PAULO CÂMARA NÃO PERMITE VARREDURA NOS PRESÍDIOS DE PERNAMBUCO? ESTRANHO...



A Coluna de hoje do jornalista Paulo Capelli, no Jornal "O Dia", revela que uma varredura do governo federal em 31 presídios de sete estados do Norte e Centro-Oeste do país constatou que metade da população carcerária está armada. A partir dessa varredura foi elaborado um relatório apontando que dos 22 mil presidiários monitorados, 11 mil possuem armas brancas, como facas, ou até mesmo armas de fogo (Leia em Metade da população carcerária está armada, aponta relatório).

Para fazer o levantamento, o Ministério da Defesa utilizou, segundo Capelli, aparelhos de raio-X, scanners, câmeras e drones (câmeras acopladas a mini-helicópteros). A inspeção foi iniciada pelas Forças Armadas há seis meses e concluída no fim do ano passado e passou por sete estados que solicitaram a ajuda do governo federal. Ouvido pela jornal "O Dia", o Ministro da Defesa Raul Jungmann, que é pernambucano, contou que "foram usados equipamentos de última geração adquiridos para a Olimpíada (de 2016)." Jungmann revelou, ainda, que "qualquer estado pode solicitar a varredura".

Durante as varreduras, segundo, ainda a Coluna de Capelli, o governo federal encontrou celulares, radiotransmissores, fogões, freezers e até geladeiras dentro de celas. Indagado sobre como uma geladeira entrou na cadeia, Jungmann foi direto: "Isso não seria possível sem algum tipo de acordo tácito entre o sistema prisional e as gangues que estão lá dentro e controlam esses presídios."

Secretário de Justiça Pedro Eurico e Governador Paulo Câmara:
 "Tudo sob Controle"
É de causar estranheza que o governador Paulo Câmara não autorize essa varredura nos presídios de Pernambuco, mesmo depois das declarações do Ministro Raul Jungmann de que o crime organizado comanda suas operações de dentro do Sistema Penitenciário e  que o "Sistema de Segurança está falido", como se pode constatar pelo caos em que se encontra a Segurança Pública no Estado de Pernambuco (Leia em Jungmann diz que sistema de segurança no país está "falido"). E olha que o Partido do Ministro, o PPS, é aliado do governado, imagina se não fosse.

No Ceará, o governador Camilo Santana, que é do PT, já aceitou o auxílio de uma Força Tarefa da Polícia Federal para combater as facções criminosas que estão aterrorizando o Estado (Leia em Após reunião com Camilo, Temer autoriza força-tarefa imediata da Polícia Federal no Ceará). E Paulo Câmara, está esperando o quê?

MAIS VISITADAS DO MÊS

Entidades ligadas a empresário preso hoje pela PF, por desvios na Saúde, receberam mais de R$ 781 milhões do Estado e de Prefeituras pernambucanas

EXCLUSIVO: PF PRENDE PREFEITO E VICE DE AGRESTINA

Forbes: Lista de bilionários brasileiros traz 16 cearenses e 6 pernambucanos. Saiba quem são.

Operação Desumano: Orcrim que assalta cofres da Saúde do povo pernambucano há anos é desbaratada em megaoperação da PF, CGU, MPF e MPPE (GAECCO). Prefeituras do Recife e de Jaboatão e empresário, líder da ORCRIM, entre os alvos