DIRCEU BARROS É RECONDUZIDO AO CARGO DE PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO DESTACANDO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO E À CORRUPÇÃO COMO METAS DA NOVA GESTÃO


Procurador Geral de Justiça Dirceu Barros 

O procurador-geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE), Francisco Dirceu Barros, tomou posse no último dia 15/02, em cerimônia realizada no Centro Cultural Rossini Alves Couto, Santo Amaro. Reconduzido ao cargo pelo governador do Estado, Paulo Câmara, que esteve presente ao evento, Dirceu Barros, em seu discurso de posse, reforçou a necessidade de aproximar, ainda mais, o Ministério Público de Pernambuco do cidadão, robustecendo a estrutura da instituição, o combate ao crime organizado, ao narcotráfico e a valorização da cidadania e dos direitos humanos.

Procuradores-gerais de Justiça de vários Estados do Brasil estiveram presentes, bem como representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Procuradoria da República .

O presidente da Associação do Ministério Público de Pernambuco, o promotor de Justiça, Marcos Antônio Matos de Carvalho, que representou o presidente da Associação Nacional de Membros do Ministério Público (Conamp), Vitório Hugo Azevedo, realizou o primeiro discurso da noite. Ele reforçou os principais ganhos institucionais realizados no último ano e relatou, ainda, a importância do Ministério Público ser uma instituição cada vez mais vocacionada à defesa dos grupos sociais mais vulneráveis. “A atuação do Ministério Público não pode ser encarada como ativismo, mas como uma oportunidade de garantir direitos fundamentais e imprescindíveis. Não podemos tolerar que pessoas sejam barbaramente assassinadas em virtude de discursos supremacistas e as políticas compensatórias não podem ser encaradas como mera esmola ou afronta à meritocracia”.

Em seu discurso de posse, o Procurador Geral de Justiça Dirceu Barros falou de sua origem, cirando, ainda, as principais ações realizadas nos dois anos de sua primeira gestão. “Hoje somos o primeiro lugar em transparência, saímos da 25ª posição e estamos empatados com diversos outros MPs, recebemos uma nota ótima no planejamento estratégico, uma recomendação excelente no planejamento orçamentário, implantamos aqui em Pernambuco, o maior programa de inovação tecnológica dentro de um MP, sediamos grandes eventos e, hoje, somos o MP mais democrático do Brasil, depois de um acirrado debate de 20 anos. Conquistamos um recorde nacional, em plena crise financeira, conseguimos nomear 61 novos promotores, contribuindo com a histórica redução do índice de violência do Estado. Assim, nosso caminho e nossa missão é promover a justiça social, defender o regime democrático e defender o povo brasileiro”, disse ele.

“O Ministério Público precisa, ainda mais, se aproximar da sociedade em todo o País. Não podemos ficar em uma instituição isolada. É preciso se aproximar mais da cidadania e do dia a dia do brasileiro. Precisamos recuperar toda a estrutura que temos no nível de servidores e vamos investir em inteligência artificial para melhorar a contraprestação de serviços prestados à sociedade. Temos como objetivo a criação do cargo de secretário de inovação tecnológica e promotor de não persecução penal para dinamizar ainda mais o MPPE”, reforçou Dirceu Barros.

Ao Blog, o Chefe de Gabinete do Procurador Geral Dirceu Barros, Promotor de Justiça Paulo Augusto, destacou as metas para a nova gestão que se inicia:

MAIS VISITADAS DO MÊS

Entidades ligadas a empresário preso hoje pela PF, por desvios na Saúde, receberam mais de R$ 781 milhões do Estado e de Prefeituras pernambucanas

EXCLUSIVO: PF PRENDE PREFEITO E VICE DE AGRESTINA

Mapa da Vergonha: Pernambuco é o Estado com o maior número de irregularidades investigadas na pandemia, aponta documento da Polícia Federal

Forbes: Lista de bilionários brasileiros traz 16 cearenses e 6 pernambucanos. Saiba quem são.

Operação Desumano: Orcrim que assalta cofres da Saúde do povo pernambucano há anos é desbaratada em megaoperação da PF, CGU, MPF e MPPE (GAECCO). Prefeituras do Recife e de Jaboatão e empresário, líder da ORCRIM, entre os alvos