![]() |
Fotomontagrm: PFPE |
A Polícia Federal do Rio Grande do Norte e Pernambuco com apoio da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica-GISO do Sistema Penitenciário Pernambucano, prendeu, ontem, quinta-feira, 21/03/2019, por volta das 14h na praia de Cotovelo, Litoral Sul Potiguar, ERISON FRANCISCO DO NASCIMENTO, 33 anos, casado, natural do Recife/PE.
Vídeo fornecido pela Polícia Federal em Pernambuco |
A prisão se deu através de informações dando conta de que o traficante estaria em Natal desde o dia 05/03/2019 e se encontrava hospedado num Resort em frente à Praia de Ponta Negra/RN.
De posse dessas informações foi montada uma operação policial onde os federais se dirigiram para o local apontado nas investigações e lá chegando conseguiram prendê-lo e constatar a veracidade dos fatos.
No momento da abordagem da Polícia Federal ele estava usando um documento de identidade falsificado em nome de VINICÍUS GOMES DA SILVA e ao perceber a presença dos policiais reagiu à prisão, sacando uma arma em direção ao efetivo, ocasião em que foi atingido em uma das pernas. Em seguida foi conduzido ao hospital, medicado e liberado após alta do médico.
O foragido encontra-se no momento custodiado na sede da Polícia Federal do Rio Grande Norte onde ficará à disposição da Justiça.
De acordo com a PF, o traficante vivia uma vida de luxo nos locais em que se hospedava rodeado por mulheres, gastando dinheiro com bebidas, itens de valor elevado e sempre alugava veículos em nome de terceiros para dificultar a sua localização.
A PF também divulgou que o traficante possui extenda ficha criminal com vários mandados de prisão em aberto, estando incluso na Difusão Vermelha da Interpol. Foi condenado a mais de 52 anos de reclusão em virtude de suas práticas criminosas.
Drogas e armas apreendidas com integrantes da Facção que foram soltos pela Justiça Estadual de Pernambuco com parecer favorável do MPPE em audiência de custódia (Leia em https://m.jc.ne10.uol.com.br/canal/cidades/policia/noticia/2019/03/19/presos-com-arsenal-de-grosso-calibre-no-cabo-sao-liberados-em-audiencia-de-custodia-374137.php?utm_source=undefined&utm_medium=referral&utm_campaign=mobile-redirect )
Por meio de sua assessoria, a PF revelou que Erisson é o fundador e líder da facção criminosa intitulada “Trem Bala” com atuação em Pernambuco (Região Metropolitana do recife e da Mata Sul) e que apoia a facção criminosa comando vermelho. Foi preso em 14/03/2007 por porte ilegal de armas de fogo e tráfico de drogas e em 22/04/2008 foi preso novamente por porte de armas de fogo, tráfico de drogas e resistência à prisão.
Em 20/01/2016, por volta das 21h, seus comparsas investiram contra o Presídio Professor Barreto Campelo em Itamaracá/PE, com o objetivo de resgatá-lo, quando parte da quadrilha atirou contra uma guarita da unidade enquanto outros integrantes fizeram um buraco no muro do estabelecimento prisional, proporcionando a fuga de 53 presos da unidade. A logística de fuga também contou possivelmente com uma embarcação que estava esperando na maré para levar alguns detentos.
No dia 17/03/2019, policiais militares numa ação conjunta do 11º BPM e 18º BPM prenderam 06(seis) integrantes da facção criminosa TREM BALA, apreendendo um grande arsenal composto de 07 (sete) pistolas de calibres restritos (.40, 9mm e .45), dezenas de carregadores de pistola e munições, 03 (três) espingardas calibre 12, 02 (dois) fuzis AR-15, 01(uma) metralhadora MK 9mm, carregadores de fuzil 556, além de 60 tabletes de maconha, com a marca do Chico Bento, o qual identifica uma quadrilha de tráfico do Ibura).
Todo o material estava escondido em um tonel enterrado na zona rural do Cabo de Santo Agostinho/PE. Algumas armas apreendidas foram roubadas da Polícia Civil e da Secretaria Executiva de Ressocialização. Os oito presos foram soltos na audiência de custódia.
![]() |
erisson é fundador e líder da Facção Trem Bala ligada ao CV |
ERISON é responsável também pelo abastecimento na zona sul do Recife de pasta base de cocaína e maconha oriundas da Bolívia e do Paraguai e sempre toma precaução para não ser localizado, nunca entrando em Recife e geralmente se hospedando em Estados vizinhos. Após empreender fuga passou a morar no Paraguai e depois na Bolívia onde estreitou laços com fornecedores de drogas. Mensalmente enviava cerca de 60kg de pasta base de cocaína e cerca de uma tonelada de maconha, sendo descarregadas no bairro do Ibura no Recife.
Com informações e imagens da Assessoria de Comunicação da PF/PE
Nenhum comentário
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.