Delegados da PF lançam o livro CRIME.GOV – QUANDO A CORRUPÇÃO & GOVERNO SE MISTURAM no Recife


Ex-Superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Jorge Barbosa Pontes e o Coordenador Original da Operação Lava Jato, Márcio Anselmo, ambos Delegados de Polícia Federal, lançarão, numa sessão de autógrafos na Livraria Saraiva do Shopping Rio Mar no dia 20/05, a partir das 19h, o livro CRIME.GOV - QUANDO CORRUPÇÃO & GOVERNO SE MISTURAM.

O livro conta com riqueza de detalhes como a classe política e um grupo de empresas "escolhidas" transformaram a atividade política e grande parte da administração pública brasileira - nos três níveis políticos - num ramo extremamente lucrativo, institucionalizando a criminalidade organizada.

Trata-se de uma morfologia totalmente diferente do crime organizado convencional (tipo máfia), pois atua de dentro do poder, de forma central e com empoderamento formal. Tal modalidade criminosa é praticamente impossível de ser combatido com os meios convencionais. Muitos dos problemas crônicos do Brasil têm origem nesse desvio de conduta dos nossos políticos e na subversão dos vetores da administração pública, operada por eles, e aprofundada pela falta de educação do nosso povo.



Essa criminalidade institucionalizada atravessa os três poderes (as fraudes são montadas pelo Executivo, que recebe apoio e capilaridade do Legislativo - os tribunais de contas atuam como "equipe de limpeza" enquanto o Judiciário funciona como "equipe de socorro", principalmente nos tribunais superiores. Tudo isso está dito e minuciosamente explicado na obra.

Em suma, essa organização criminosa é quem nomeia os nossos chefes (e os demite), nomeia os juízes que os julgam e os conselheiros que aprovam suas contas. Usam a caneta e o diário oficial para nomear ladrões para fraudar ministérios e estatais e o ramo parlamentar (Legislativo) da organização aprova leis para proteger a si próprios e ainda para intimidar os investigadores e juízes que conseguem processá-los. O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Roberto Barroso é quem assina o prefácio.

Mais informações sobre o evento e contato de pautas e entrevistas com os autores do livro podem ser feitos através de Felipe Maciel da Companhia das Letras através do telefone (21) 3993-7521.

MAIS VISITADAS DO MÊS

Forbes: Lista de bilionários brasileiros traz 16 cearenses e 6 pernambucanos. Saiba quem são.

Entidades ligadas a empresário preso hoje pela PF, por desvios na Saúde, receberam mais de R$ 781 milhões do Estado e de Prefeituras pernambucanas

Radar: João Campos recebe mais de R$ 5,2 milhões do Fundo Eleitoral do PSB e é recordista nacional de doações

Desembargador extingue reclamação do Estado de Pernambuco contra decisão do Juiz que mandou suspender retorno das aulas presenciais