Delegados da PF lançam o livro CRIME.GOV – QUANDO A CORRUPÇÃO & GOVERNO SE MISTURAM no Recife


Ex-Superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Jorge Barbosa Pontes e o Coordenador Original da Operação Lava Jato, Márcio Anselmo, ambos Delegados de Polícia Federal, lançarão, numa sessão de autógrafos na Livraria Saraiva do Shopping Rio Mar no dia 20/05, a partir das 19h, o livro CRIME.GOV - QUANDO CORRUPÇÃO & GOVERNO SE MISTURAM.

O livro conta com riqueza de detalhes como a classe política e um grupo de empresas "escolhidas" transformaram a atividade política e grande parte da administração pública brasileira - nos três níveis políticos - num ramo extremamente lucrativo, institucionalizando a criminalidade organizada.

Trata-se de uma morfologia totalmente diferente do crime organizado convencional (tipo máfia), pois atua de dentro do poder, de forma central e com empoderamento formal. Tal modalidade criminosa é praticamente impossível de ser combatido com os meios convencionais. Muitos dos problemas crônicos do Brasil têm origem nesse desvio de conduta dos nossos políticos e na subversão dos vetores da administração pública, operada por eles, e aprofundada pela falta de educação do nosso povo.



Essa criminalidade institucionalizada atravessa os três poderes (as fraudes são montadas pelo Executivo, que recebe apoio e capilaridade do Legislativo - os tribunais de contas atuam como "equipe de limpeza" enquanto o Judiciário funciona como "equipe de socorro", principalmente nos tribunais superiores. Tudo isso está dito e minuciosamente explicado na obra.

Em suma, essa organização criminosa é quem nomeia os nossos chefes (e os demite), nomeia os juízes que os julgam e os conselheiros que aprovam suas contas. Usam a caneta e o diário oficial para nomear ladrões para fraudar ministérios e estatais e o ramo parlamentar (Legislativo) da organização aprova leis para proteger a si próprios e ainda para intimidar os investigadores e juízes que conseguem processá-los. O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Roberto Barroso é quem assina o prefácio.

Mais informações sobre o evento e contato de pautas e entrevistas com os autores do livro podem ser feitos através de Felipe Maciel da Companhia das Letras através do telefone (21) 3993-7521.

MAIS VISITADAS DO MÊS

Milionários pernambucanos aparecem na "caixa preta" do BNDES anunciada por Bolsonaro. Saiba quem são.

Lava Jato chega a Pernambuco: "Amplo esquema criminoso leva Lava Jato a bloquear mais de R$ 3,5 bilhões do PSB, de FBC, do Espólio de Eduardo Campos, Do MDB e de Eduardo da Fonte além de vários empresários

Sem saber que estava sendo gravado, marido e assessor de vereadora relata fraudes em licitações envolvendo deputado federal e esquemas com emendas parlamentares. Até manipulação do MPPE para obter vantagens ele confessa

Cunhado de Paulo Câmara ganha cargo comissionado na Presidência do TRT6. Funcionários veem favorecimento

Incômodo de políticos influentes com investigações estariam por trás de perseguições a Delegada Patrícia Domingos, suspeita presidente da ADEPPE