Ao TCU, Paulo Guedes e COAF negam existência de investigação contra editor do Intercept alardeada pelo Antagonista

9 de jul. de 2019

/ by Blog da Noelia Brito





Lauri Jardim, do Globo, acaba de divulgar que em ofícios encaminhados ao presidente do TCU, José Mucio, Paulo Guedes afirmou que "não tem conhecimento" e nem "tomou parte de nenhuma questão relacionada" a investigações sobre movimentações financeiras do Coaf a respeito de Glenn Greenwald, dono do "The Intercept". 

Segundo o colunista, Guedes acaba de dar essa informação no ofício que enviou ao presidente do TCU, José Múcio Monteiro, em resposta à notificação enviada ontem pelo tribunal. Ou seja, não é uma resposta 100% clara, diz Jardim.

Por outro lado, o secretário-executivo do Coaf, Jorge Caetano, garante em ofício que acompanha a correspondência enviada por Paulo Guedes, que o órgão "não realiza investigações, nem mesmo a pedido da PF (...) de pessoas físicas ou jurídicas".

O pedido de esclarecimento a Guedes foi feito na sexta-feira pelo ministro Bruno Dantas a partir de uma representação feita pelo subprocurador-geral do Ministério Público de Contas (MP/TCU), Lucas Rocha Furtado. A suposta investigação seria obviamente uma tentativa de intimidar Greenwald, responsável pelo vazamento das mensagens que lançaram Sergio Moro no meio de uma crise.
© Todos os direitos reservados - 2021