Geraldo Julio não paga o piso e professores do Recife entram em estado de greve

19 de fev. de 2020

/ by Blog da Noelia Brito

Foto: Sergio Gaspar

Os professores da rede do recife estão em estado de greve. A decisão foi tomada ontem (18.02), por unanimidade, na primeira Assembleia Geral de 2020, que aconteceu pela manhã, na Unicap.

A principal reivindicação da greve é o cumprimento do reajuste de 12,84% do piso salarial, definido pelo próprio Ministério da Educação desde janeiro. No entanto, mesmo sendo janeiro a data-base da categoria, o prefeito Geraldo Julio (PSB) insiste em não cumprir a lei federal 11.738/2008 e até agora não há mesa específica para o assunto. 


Como forma de alerta à Secretaria de Educação, professores decretaram estado de greve para mostrar poder, força e coalizão. Em nota, afirmam luta por uma educação pública de qualidade, que seja tratada como investimento e não como gasto ou moeda de troca para projetos privados.

Ainda durante a assembleia, foi feita a discussão e aprovação do calendário de lutas dos próximos meses. “Esse é um ano especial, temos muitas lutas para pouco tempo, visto que a lei eleitoral diz que a revisão da remuneração de servidores públicos só pode ser feita até 7 de abril”, lembrou Claudia Ribeiro, coordenadora geral do Simpere.

No dia 18 de março, está marcada a Greve Geral da Nacional da Educação, convocada pelo CNTE. A semana anterior à greve nacional, será marcada por mobilizações nas comunidades escolares e por Greve Municipal, que será do dia 17 a 19 de fevereiro). Também está previsto no calendário de lutas a a Mesa Geral de Negociação e uma Vigília Ato Político durante a reunião (27 de fevereiro); Assembleia-Ato na Praça Tiradentes (4 de março), entre outras ações. O calendário completo está acessível no site e aplicativo ou click aqui.

"PCR MENTE: EXISTE FUNDOS PARA O REAJUSTE, O QUE FALTA É A VONTADE POLÍTICA"

Logo no começo da assembleia, o economista do Instituto Latino de Estudos Socioeconômicos (Ilaese), Guilherme Fonseca fez uma análise das finanças municipais. “A prefeitura esconde da população, mas dinheiro para pagar o reajuste dos servidores, tem”.

Guilherme levou a informação de que atualmente os gastos com servidores representam 46,55% da Receita Corrente Líquida, o limite máximo estabelecido por lei é de 54%, com Limite Alerta de 51,30%.

ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DA BASE PARA MESA SETORIAL

Ainda no encontro, foi feita a eleição dos representantes da base para Mesa Geral de Negociação, marcada para dia 27 de fevereiro.

Após a apuração, os representantes eleitos foram: Simone (84 votos), Jaqueline (82 votos), Andrea (70 votos); e Ednaldo (69 votos), como titulares, e Luíza (55 votos), Rafael (55 votos), Dora (36 votos) e Vasti (33 votos), como suplentes.

Calendário de lutas da Campanha Salarial 2020

Dia 19 de Fevereiro

Plenária de Escolas Integrais com o Simpere e Seduc
Local: Centro de Formação Paulo Freire Hora: 14h

Dia 27 fevereiro
Mesa Geral de Negociação e Vigília Ato Político durante a mesa de negociação ás 14h

02 de Março

Mobilização nas unidades e comunidade

03 de Março
Mobilização nas unidades e comunidade

04 de março
Assembleia/ato 
Local Praça Tiradentes 
14h

05 de março
Mobilização nas unidades e comunidade

Dia 08 de março
Ações comunitárias do Dia Internacional das mulheres – 8M

Dia 10 de março
Mobilização nas unidades e comunidade

Dia 11 de março
Mobilização nas unidades e comunidade

Dia 12 de março
Mobilização nas unidades e comunidade

Dia 13 de março
Mobilização nas unidades e comunidade

Dia 17 de março
Greve Municipal da Educação de 48h

Dia 18 de março
Greve Nacional da CNTE

Dia 19 de março
Greve Municipal da Educação de 48h
Assembleia
© Todos os direitos reservados - 2021