Após vários alertas e cobranças do Blog da Noelia Brito, Governo de Pernambuco anuncia que vai ampliar em 180% aplicação de testes para coronavírus no Estado



Todos que acompanham nosso Blog são testemunhas de que fomos o único veículo de comunicação a cobrar do governo de Pernambuco a ampliação da testagem para coronavírus, medida recomendada pela Organização Mundial de Saúde para combate efetivo da pandemia, juntamente com o isolamento social.

Políticos da oposição, em vez de buscarem colaborar com o combate à pandemia, irresponsavelmente, preferiram espalhar fakenews, expondo ainda mais a população à contaminação, a cobrarem medidas protetivas e efetivas. O que é lamentável, pois essa não é a hora para polticagem.

Observamos que a baixa testagem em Pernambuco estava ocasionando evidente subnotificação de infectados no Estado, causando a falsa impressão à população de que no Estado a pandemia estaria controlada e dando espaço para irresponsáveis defenderem o retorno às ruas e às atividades normais, o que não se coaduna com o elevado números de mortes que até ontem chegavam a seis óbitos, somente em Pernambuco. Um índice de letalidade altíssimo justamente em razão das subnotificações de infectados no Eatado.

A baixa testagem observada em Pernambuco, com apenas 100 testes diários, destoava, por exemplo, dos números do Estado do Ceará, que testava três vezes esse número e que a partir de segunda-feira passou a realizar 600 testagens por dia.

Hoje, em coletiva transmitida pelo Instagram e em nota à imprensa, o governo de Pernambuco finalmente anunciou  que por meio de uma parceria com o Instituto Aggeu Magalhães ampliará em até 180% a capacidade de testagem do Novo Coronavírus no Estado.com isso, a Secretaria Estadual de Saúde conseguirá fazer cerca de 2.170 exames por semana, a depender do envio dos kits pelo Ministério da Saúde, o que possibilita testar os profissionais de saúde, da rede pública e privada, que estão trabalhando diretamente com os pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19, além das forças de segurança. 

Os testes serão os mesmos já realizados atualmente pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), por meio da técnica RT-PCR, indicada para pacientes no início dos sintomas (até 7 dias), e que analisa a presença do vírus ou parte dele na amostra coletada. 

Segundo o governo de Pernambuco, os kits de testagem, nesta parceria, serão os encaminhados pelo Ministério da Saúde, que anunciou a ampliação do envio dos kits. A empresa Genõmika, especializada em testes genéticos e imunológicos, também passou a compor os esforços do Estado para ampliar os exames pela técnica RT-PCR. O laboratório privado processará 300 exames por dia. 

As novidades foram anunciadas nesta terça-feira (31 ), pela Secretária Executiva de Vigilância em Saade, Luciana Albuquerque, e a vice-diretora de pesquisa da Fiocruz-PE, Constância Ayres. Confira o anúncio no vídeo! 





MAIS VISITADAS DO MÊS

São dois, os Secretários de Geraldo Julio, presos pela Polícia Federal, ontem, por desvios em obra da BR 101, ambos indicados por Sebastião Oliveira

Mãe "rica" da "Beira Mar" reclama de escola cearense que coloca seus filhos em aulas on line com crianças de "outro nível". Escola emite nota lamentando discriminação

Juiz faz Inspeção nas unidades de saúde para Covid-19, de Pernambuco, e oficia MPPE e MPF, para que investiguem possíveis crimes na ocorrência de óbitos por falta de UTIs no Estado que até hoje não explicou com o que gastou R$ 9,7 bilhões recebidos do SUS e repassados a OSs

Respiradores comprados pela Prefeitura do Recife a empresa veterinária só foram testados em porcos. Confiram os vídeos

Exclusivo: Deputado Sebastião Oliveira, de Pernambuco foi alvo de buscas e apreensões da PF na Operação Outline. Dois ex-servidores do DER foram presos na manhã de hoje