Ativista sócio-ambiental e cultural Jacques Ribemboim anuncia sua pré-candidatura pelo Partido Verde à Prefeitura do Recife



O Partido Verde, no Recife, também se coloca na disputa pela Prefeitura da Capital pernambucana, com a pré-candidatura de Jacques Ribemboim.

Nascido no Recife, em 1960, Jacques Ribemboim é engenheiro mecânico, engenheiro de petróleo e economista, com mestrado e doutorado em economia ambiental. Já trabalhou na Petrobrás e em diversos colégios do Recife, como professor de matemática e física. Atualmente, é professor de economia da UFRPE. Preside a ONG Civitate – voltada à recuperação ambiental do centro do Recife.

Veja o curriculum completo do postulante do PV à Prefeitura do Recife:


SOBRE JACQUES RIBEMBOIM - Economista, engenheiro mecânico, engenheiro de petróleo, professor, consultor e escritor, Jacques Ribemboim é Mestre em Economia Ambiental pela University of London e Doutor em Economia pela UFPE, Professor Titular da UFRPE e professor convidado do Brooklyn College (New York) e no Institut d’Etudes Politiques de Grenoble (FRA). Nas eleições municipais de 2016, candidatou-se a vice-prefeito do Recife, pelo Partido Verde, em chapa majoritária que obteve 0,62% dos votos válidos.

      Jacques é sócio efetivo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano; membro da União Brasileira de Escritores e sócio correspondente da Academia Carioca de Letras. É também diretor da Synagoga Israelita do Recife e coordenador do Movimento em Defesa do Livro e do Autor Pernambucanos.
     Possui experiência em gestão de empresas, havendo trabalhado na Petrobras como engenheiro de petróleo entre os anos de 1983 e 2000, na chefia de campos de produção no Rio Grande do Norte. Ainda na Petrobras, ocupando os cargos de Chefe do Setor de Inspeção de Equipamentos, Gerente de Manutenção e Operações e Chefe do Setor de Operações do Terminal Marítimo do Norte e Nordeste, em Suape, PE. Dentre suas áreas de especializações em engenharia de petróleo e gás, estão: fluxo multifásico em meio poroso, métodos de elevação artificial e avaliação do nível dinâmico de poços.
     Como professor, iniciou com aulas particulares a partir de 1979. Depois, passou a lecionar física, química e matemática em escolas do Recife, como o União Colégio e Curso, o Colégio Contato, o CEPREVE (Centro de Pré-vestibulares) e o Colégio Esuda. A partir de 1998, passou a se dedicar ao ensino superior e na pós-graduação, lecionando alguns anos na Faculdade de Marketing do Recife, na Universidade Federal de Pernambuco, na Universidade Federal Rural de Pernambuco e na Universidade de Pernambuco (FCAP e Poli), havendo ministrado as disciplinas de Econometria, Teoria Econômica, Matemática Financeira, Comércio Internacional, Economia Pesqueira, Economia Rural, Economia Ambiental, Formação Econômica do Nordeste e História do Pensamento Econômico.
      Sua produção literária e científica reúne dezenove livros e algumas centenas de ensaios, crônicas, contos, entrevistas e artigos em revistas técnicas ou jornais de grande circulação, abordando as áreas de economia, meio ambiente, judaísmo, política, cultura regional e história de Pernambuco.Nascido no Recife, Jacques já residiu em Londres, Nova York, Telavive, Grenoble, Salvador, Natal e Brasília. Na capital federal, exerceu a função de Assessor Especial do Ministro do Meio Ambiente e integrou a Comissão Nacional de População e Desenvolvimento da Presidência da República.
      De volta ao Recife, dedicou-se ao ativismo socioambiental e cultural, fundando a Civitate, em 2002, uma ONG que tem como objetivo a melhoria da qualidade ambiental urbana, com foco na revitalização do centro da cidade.

MAIS VISITADAS DO MÊS

Certidão de Óbito autenticada pelo TJPE atesta morte de morador de Prazeres, em Jaboatão, Pernambuco, por coronavírus, mas SES não o inclui nas estatísticas. Secretaria silencia sobre o caso

URGENTE! Governo de Pernambuco estaria escondendo duas mortes por coronavírus. Denúncia é de policiais civis que trabalham no IML que não teriam equipamentos adequados para autópsia

Pacto Pela Morte: Delegados denunciam ordem do Governo Paulo Câmara que facilita prescrição de crimes, principalmente de homicídios, inclusive com ameaças de perseguições contra quem não aceitar prevaricar

Empresário que escapou de quarentena e levou covid-19 para sul da BA é filho de uma desembargadora do TJ/CE, ex-conselheira do CNJ

Direita já se organiza para derrubar Bolsonaro, o louco. Frota protocola impeachment e Janaina decreta: "esse senhor tem que sair"