Em Nota, Polícia Civil informa medidas para combater contaminação das equipes de policiais em razão do coronavírus



NOTA PCPE

A Polícia Civil de Pernambuco informa que está tomando as devidas providências para salvaguardar as suas equipes e usuários do serviço em geral. Por meio da Portaria GAB/PCPE n. 082/2020, foram estabelecidas medidas temporárias em razão do risco de contágio pelo novo coronavírus (COVID-19), classificado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
As medidas levam em consideração a Lei Federal n. 13.979, de 06 de fevereiro de 2020; e o Decreto Estadual n. 48.809, de 14 de março de 2020, alterado pelo Decreto n. 48.810, de 17 de março de 2020, que regulamenta no Estado de Pernambuco medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.
Sendo assim, foi estabelecido que os policiais civis, servidores administrativos, cargos comissionados, e funcionários de empresas terceirizadas que estejam lotados em unidades da corporação e tenham regressado de viagens no exterior ou locais do Brasil com circulação viral comunitária devem permanecer em isolamento domiciliar pelo prazo de sete dias. Foram cancelados todos os seminários, eventos, palestras e similares, bem como as reuniões presenciais devem ser substituídas por remotas, com o uso de tecnologia. Destaca-se também a suspensão de registro de Boletins de Ocorrências nas Delegacias de Polícia Circunscricionais e Especializadas quanto às naturezas atendidas pela Delegacia pela Internet, que teve o rol de opções ampliado, visando a diminuir o fluxo de pessoas nas delegacias. Além disso, os policiais civis, antes e depois de cada atendimento, estão orientados a adotar as medidas básicas de higiene necessárias para evitar a proliferação do COVID-19, de modo que foram adquiridos e estão sendo distribuídos Equipamentos de Proteção Individuais. Com relação à falta d´água, foi registrado problema de abastecimento pontualmente na CEPLANC, mas a situação está sendo resolvida.
A PCPE informa que as atividades dos servidores com mais de 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas e aquelas imunosuprimidas estão sendo analisadas caso a caso pelos chefes imediatos, não descartando a implementação do teletrabalho, a partir da superveniência de autorização superior.
Em caso de dúvidas sobre procedimentos de prevenção ou de providências relativas à suspeita de contaminação pelo coronavírus, os servidores da Polícia Civil poderão buscar informações junto à Unidade da Saúde da DIRH, UNESAV/DIRH/PCPE, por meio dos telefones (81) 3184.3848 e 3184.3850 e e-mail uesav@policiacivil.pe.gov.br e dirh@policiacivil.pe.gov.br.

MAIS VISITADAS DO MÊS

EXCLUSIVO: PF PRENDE PREFEITO E VICE DE AGRESTINA

Mapa da Vergonha: Pernambuco é o Estado com o maior número de irregularidades investigadas na pandemia, aponta documento da Polícia Federal

Entidades ligadas a empresário preso hoje pela PF, por desvios na Saúde, receberam mais de R$ 781 milhões do Estado e de Prefeituras pernambucanas

Operação Desumano: Orcrim que assalta cofres da Saúde do povo pernambucano há anos é desbaratada em megaoperação da PF, CGU, MPF e MPPE (GAECCO). Prefeituras do Recife e de Jaboatão e empresário, líder da ORCRIM, entre os alvos