Covid-19: "Acreditem na gravidade da situação. Não alimentem falsas expectativas", alerta o secretário de Saúde de Pernambuco


O secretário alertou para o fato de que só o isolamento social, que, segundo ele, já teria conseguido salvar em torno de 200 vidas no Estado, pode amenizar os impactos do colapso no sistema de saúde, colapso este que foi e continua sendo observado até em países de Primeiro Mundo e que a falta de leitos de UTI pode, a curto prazo, atingir a qualquer um de nós, mesmo àqueles que possuem Planos de Saúde.

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, foi taxativo ao afirmar a gravidade da situação gerada pela pandemia de coronavírus, que só em Pernambuco, já ceifou a vida de 115 pessoas, até a data de hoje, 14, segundo dados oficiais do próprio goverbo estadual.

"Acreditem na gravidade da situação. Não alimentem falsas expectativas ou falsas esperanças", chegou a afirmar o secretário, em entrevista coletiva que pode ser conferida na íntegra no link https://youtu.be/e-7qAAGIvSQ .

André Longo revelou que no momento da coletiva, a taxa de ocupação de leitos de UTI para casos confirmados e suspeitos de Covid-19 era de 88%, mas lembrou que mesmo com a abertura constante de novos leitos, esse número "tem variado entre 80 e 90%, às vezes superando os 90%.

O secretário alertou para o fato de que só o isolamento social, que, segundo ele, já teria conseguido salvar em torno de 200 vidas no Estado, pode amenizar os impactos do colapso no sistema de saúde, colapso este que foi e continua sendo observado até em países de Primeiro Mundo e que a falta de leitos de UTI pode, a curto prazo, atingir a qualquer um de nós, mesmo àqueles que possuem Planos de Saúde.

Apesar dos apelos do secretário, proliferam nas Redes Sociais imagens de aglomerações em vários municípios pernambucanos.

O Índice de Isolamento Social desenvolvido pela In Loco para auxiliar no combate à pandemia da COVID-19, mostra que oo percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento, em Pernambuco, em 12 de abril, era de 61,9% da população, atrás do Distrito Federal, Goiás, Amapá, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, empatando com o Ceará.







A In Foco analisa o deslocamento de 60 milhões de brasileiros por meio da localização dos respectivos aparelhos, sem Identificar quem são.

Em todo o Brasil, já são 1.532 mortes e 25.262 casos conformados de Covid-19. 

Situação em Pernambuco 

No boletim epidemiológico desta terça-feira (14.04), Pernambuco confirmou mais 130 novos casos da Covid-19. Com isso, o Estado totaliza 1.284 ocorrências do novo coronavírus. Desses, 773 estão em isolamento domiciliar e 328 internados, sendo 63 em UTI e 265 em leitos de enfermaria. Além disso, o boletim aponta 68 pacientes já recuperados da doença.

Também foram confirmadas laboratorialmente 13 novas mortes (10 mulheres e 3 homens), ocorridas entre os dias Os pacientes que foram a óbito tinham idades entre Com isso, o Estado totaliza 115 mortes pela Covid-19. Até agora, os casos confirmados estão distribuídos por 58 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 425 casos foram confirmados e 358 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal), ou privadas. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

Aplicativo Atende em Casa - O Governo do Estado vai expandir, a partir desta quarta-feira (15.04), para os municípios do Paulista, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), o cadastramento para que a população tenha acesso ao aplicativo Atende em Casa. A ferramenta, que pode ser acessada pelowww.atendeemcasa.pe.gov.br, permite que médicos ou enfermeiros façam vídeo-chamadas e orientações, sendo indicada para as pessoas que apresentem sintomas gripais.

"Essa plataforma torna-se muito importante no momento em que a maioria das atividades estão sendo realizadas de maneira remota pela população, evitando, assim, o deslocamento. No site, é feita uma triagem da gravidade do caso, a partir de um sistema de perguntas. Com as respostas, o aplicativo poderá fazer recomendações de acordo com os sintomas relatados. Nos casos leves, que repousem e fiquem em casa; nos casos considerados moderados ou graves, haverá uma videochamada para orientação com enfermeiro ou médico. Nossa expectativa é que, em breve, possamos expandir essa tecnologia para todo o Estado", explica o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Lançado no dia 26 de março, em parceria com a Prefeitura do Recife, o aplicativo já tem mais de 11 mil usuários cadastrados. Cerca de três mil pessoas com sintomas ou condição de gravidade receberam teleorientações com médicos ou enfermeiros; e mais de 800 pacientes, que passaram pela teleorientação, foram orientadas a procurar um serviço de saúde para consulta.

03.04 e 13.04.

45 e 95 anos.

ÓBITOS - COVID-19

Os novos óbitos confirmados foram:

1 - Mulher, 85 anos, residente de Moreno, óbito em 10.04. Tinha hipertensão e diabetes.

2 - Homem, 50 anos, residente de Olinda, óbito em 10.04. Tinha hipertensão e diabetes.

3 - Mulher, 68 anos, residente do Cabo de Santo Agostinho, óbito em 03.04. Tinha hipertensão e diabetes.

4 - Mulher, 88 anos, residente de São Lourenço da Mata, óbito em 11.04. Obesidade e tinha asma.

5 - Mulher, 76 anos, residente de Jaboatão dos Guararapes, óbito em 12.04. Tinha hipertensão, diabetes e era cardiopata.

6 - Mulher, 65 anos, residente de Timbaúba, óbito em 13.04. Tinha hipertensão, diabetes e histórico de acidente vascular encefálico.

7 - Mulher, 68 anos, residente do Recife, óbito em 07.04. Tinha hipertensão e asma.

8 - Mulher, 53 anos, residente do Cabo de Santo Agostinho, óbito em 13.04. Era tabagista, com histórico de hepatomegalia (aumento do fígado).

9 - Mulher, 47 anos, residente de Camaragibe, óbito em 05.04. Tinha hipotireoidismo e artrite reumatoide.

10 - Mulher, 95 anos, residente de Recife, óbito em 03.04. Não há relatos de comorbidades.

11 - Homem, 81 anos, residente de Carnaíba, óbito em 12.04. Tinha hipertensão e histórico de acidente vascular cerebral.

12 - Homem, 57 anos, residente de Recife, óbito em 10.04. Não há relatos de comorbidades.

13 - Mulher, 63 anos, residente de Recife, óbito em 12.04. Tinha hipertensão e diabetes.





MAIS VISITADAS DO MÊS

Entidades ligadas a empresário preso hoje pela PF, por desvios na Saúde, receberam mais de R$ 781 milhões do Estado e de Prefeituras pernambucanas

Mapa da Vergonha: Pernambuco é o Estado com o maior número de irregularidades investigadas na pandemia, aponta documento da Polícia Federal

EXCLUSIVO: PF PRENDE PREFEITO E VICE DE AGRESTINA

Operação Desumano: Orcrim que assalta cofres da Saúde do povo pernambucano há anos é desbaratada em megaoperação da PF, CGU, MPF e MPPE (GAECCO). Prefeituras do Recife e de Jaboatão e empresário, líder da ORCRIM, entre os alvos