Covid-19: "Acreditem na gravidade da situação. Não alimentem falsas expectativas", alerta o secretário de Saúde de Pernambuco


O secretário alertou para o fato de que só o isolamento social, que, segundo ele, já teria conseguido salvar em torno de 200 vidas no Estado, pode amenizar os impactos do colapso no sistema de saúde, colapso este que foi e continua sendo observado até em países de Primeiro Mundo e que a falta de leitos de UTI pode, a curto prazo, atingir a qualquer um de nós, mesmo àqueles que possuem Planos de Saúde.

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, foi taxativo ao afirmar a gravidade da situação gerada pela pandemia de coronavírus, que só em Pernambuco, já ceifou a vida de 115 pessoas, até a data de hoje, 14, segundo dados oficiais do próprio goverbo estadual.

"Acreditem na gravidade da situação. Não alimentem falsas expectativas ou falsas esperanças", chegou a afirmar o secretário, em entrevista coletiva que pode ser conferida na íntegra no link https://youtu.be/e-7qAAGIvSQ .

André Longo revelou que no momento da coletiva, a taxa de ocupação de leitos de UTI para casos confirmados e suspeitos de Covid-19 era de 88%, mas lembrou que mesmo com a abertura constante de novos leitos, esse número "tem variado entre 80 e 90%, às vezes superando os 90%.

O secretário alertou para o fato de que só o isolamento social, que, segundo ele, já teria conseguido salvar em torno de 200 vidas no Estado, pode amenizar os impactos do colapso no sistema de saúde, colapso este que foi e continua sendo observado até em países de Primeiro Mundo e que a falta de leitos de UTI pode, a curto prazo, atingir a qualquer um de nós, mesmo àqueles que possuem Planos de Saúde.

Apesar dos apelos do secretário, proliferam nas Redes Sociais imagens de aglomerações em vários municípios pernambucanos.

O Índice de Isolamento Social desenvolvido pela In Loco para auxiliar no combate à pandemia da COVID-19, mostra que oo percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento, em Pernambuco, em 12 de abril, era de 61,9% da população, atrás do Distrito Federal, Goiás, Amapá, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, empatando com o Ceará.







A In Foco analisa o deslocamento de 60 milhões de brasileiros por meio da localização dos respectivos aparelhos, sem Identificar quem são.

Em todo o Brasil, já são 1.532 mortes e 25.262 casos conformados de Covid-19. 

Situação em Pernambuco 

No boletim epidemiológico desta terça-feira (14.04), Pernambuco confirmou mais 130 novos casos da Covid-19. Com isso, o Estado totaliza 1.284 ocorrências do novo coronavírus. Desses, 773 estão em isolamento domiciliar e 328 internados, sendo 63 em UTI e 265 em leitos de enfermaria. Além disso, o boletim aponta 68 pacientes já recuperados da doença.

Também foram confirmadas laboratorialmente 13 novas mortes (10 mulheres e 3 homens), ocorridas entre os dias Os pacientes que foram a óbito tinham idades entre Com isso, o Estado totaliza 115 mortes pela Covid-19. Até agora, os casos confirmados estão distribuídos por 58 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 425 casos foram confirmados e 358 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal), ou privadas. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

Aplicativo Atende em Casa - O Governo do Estado vai expandir, a partir desta quarta-feira (15.04), para os municípios do Paulista, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), o cadastramento para que a população tenha acesso ao aplicativo Atende em Casa. A ferramenta, que pode ser acessada pelowww.atendeemcasa.pe.gov.br, permite que médicos ou enfermeiros façam vídeo-chamadas e orientações, sendo indicada para as pessoas que apresentem sintomas gripais.

"Essa plataforma torna-se muito importante no momento em que a maioria das atividades estão sendo realizadas de maneira remota pela população, evitando, assim, o deslocamento. No site, é feita uma triagem da gravidade do caso, a partir de um sistema de perguntas. Com as respostas, o aplicativo poderá fazer recomendações de acordo com os sintomas relatados. Nos casos leves, que repousem e fiquem em casa; nos casos considerados moderados ou graves, haverá uma videochamada para orientação com enfermeiro ou médico. Nossa expectativa é que, em breve, possamos expandir essa tecnologia para todo o Estado", explica o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Lançado no dia 26 de março, em parceria com a Prefeitura do Recife, o aplicativo já tem mais de 11 mil usuários cadastrados. Cerca de três mil pessoas com sintomas ou condição de gravidade receberam teleorientações com médicos ou enfermeiros; e mais de 800 pacientes, que passaram pela teleorientação, foram orientadas a procurar um serviço de saúde para consulta.

03.04 e 13.04.

45 e 95 anos.

ÓBITOS - COVID-19

Os novos óbitos confirmados foram:

1 - Mulher, 85 anos, residente de Moreno, óbito em 10.04. Tinha hipertensão e diabetes.

2 - Homem, 50 anos, residente de Olinda, óbito em 10.04. Tinha hipertensão e diabetes.

3 - Mulher, 68 anos, residente do Cabo de Santo Agostinho, óbito em 03.04. Tinha hipertensão e diabetes.

4 - Mulher, 88 anos, residente de São Lourenço da Mata, óbito em 11.04. Obesidade e tinha asma.

5 - Mulher, 76 anos, residente de Jaboatão dos Guararapes, óbito em 12.04. Tinha hipertensão, diabetes e era cardiopata.

6 - Mulher, 65 anos, residente de Timbaúba, óbito em 13.04. Tinha hipertensão, diabetes e histórico de acidente vascular encefálico.

7 - Mulher, 68 anos, residente do Recife, óbito em 07.04. Tinha hipertensão e asma.

8 - Mulher, 53 anos, residente do Cabo de Santo Agostinho, óbito em 13.04. Era tabagista, com histórico de hepatomegalia (aumento do fígado).

9 - Mulher, 47 anos, residente de Camaragibe, óbito em 05.04. Tinha hipotireoidismo e artrite reumatoide.

10 - Mulher, 95 anos, residente de Recife, óbito em 03.04. Não há relatos de comorbidades.

11 - Homem, 81 anos, residente de Carnaíba, óbito em 12.04. Tinha hipertensão e histórico de acidente vascular cerebral.

12 - Homem, 57 anos, residente de Recife, óbito em 10.04. Não há relatos de comorbidades.

13 - Mulher, 63 anos, residente de Recife, óbito em 12.04. Tinha hipertensão e diabetes.





MAIS VISITADAS DO MÊS

São dois, os Secretários de Geraldo Julio, presos pela Polícia Federal, ontem, por desvios em obra da BR 101, ambos indicados por Sebastião Oliveira

Mãe "rica" da "Beira Mar" reclama de escola cearense que coloca seus filhos em aulas on line com crianças de "outro nível". Escola emite nota lamentando discriminação

Com Covid19, Sikêra Jr. chora ao vivo e alerta: "não façam como eu fiz. Não subestimem a doença"

Exclusivo: Deputado Sebastião Oliveira, de Pernambuco foi alvo de buscas e apreensões da PF na Operação Outline. Dois ex-servidores do DER foram presos na manhã de hoje

Com salário líquido de R$ 7,9 mil, Secretário de Geraldo Júlio, preso pela PF por desvios no DER, confessa prática de agiotagem e posse de R$ 1,4 milhão em dinheiro. Prefeitura silencia