Carta Aberta – Militantes independentes do Psol
O PSOL é um Partido que, ao lado do Socialismo, escolheu a Liberdade como princípio. Destacar o princípio da Liberdade e do Socialismo em nossas bandeiras, lutas e projeto de sociedade é uma escolha que exige práticas coerentes com o compromisso democrático e de defesa da dignidade humana, do meio ambiente e da justiça social - dentro e fora do partido. A atuação dos parlamentares do PSOL é destaque onde quer que estejam e atuem. Nossa militância nunca se omitiu diante das crises e das agressões aos direitos do povo e à Democracia.
Fugindo aos consensos fáceis e compreendendo as exigências da luta por uma nova sociedade, o Psol se colocou enquanto oposição à esquerda durante os Governos Lula e Dilma, mas não hesitou em combater firmemente a farsa golpista do Impeachment. No parlamento e nas ruas, resistimos, travamos a luta.
No Recife, a militância do Psol esteve presente em todas as lutas. Mesmo pequenino, o Psol se mostrou gigante na defesa das pessoas e do direito à cidade. Nos últimos anos, nos vimos diante das contradições de governos progressistas e não nos isentamos da crítica, da luta ou da construção de uma cidade melhor para todas e todos. Eleitoralmente, apresentamos candidaturas e um projeto alternativo e de esquerda.
Temos denunciado incansavelmente o autoritarismo e o desprezo pelas instituições e pela Democracia demonstrado por Bolsonaro, seus ministros e seguidores. Na defesa da Democracia, não cabem hesitações nem exceções.
Estamos diante de uma surpreendente atitude autoritária de setores do partido que transformaram a Reunião de Direção - que deveria estabelecer os critérios para a realização das prévias internas e preparação à nossa convenção partidária - em um lamentável episódio de silenciamento das minorias partidárias e anulação do processo de consulta às bases.
Desde novembro de 2019, havia duas pré-candidaturas, a do atual presidente estadual, Severino Alves, e a do Professor e ex-deputado Paulo Rubem Santiago. As duas pré-candidaturas continuavam postas até a última terça-feira, 07 de julho. É próprio a organização de nosso partido que, na existência de mais de uma pré-candidatura, as bases sejam consultadas em prévias.
Reconhecemos a legitimidade da defesa de uma Frente de Esquerda e enxergamos o PSOL em condições de liderá-la. Reconhecemos a legitimidade da defesa, por alguns setores partidários, de alianças. Mas todo o debate precisa ser franco, público. É inadmissível que a mudança abrupta de uma tática eleitoral surpreenda parte da militância de um partido e sua base social.
Em nenhum momento, desde a inscrição das pré-candidaturas à prefeitura do Recife, houve convocação da militância do Psol para debater de forma aberta e franca a composição de uma aliança, numa chapa ainda incerta. Falhou a comunicação. Mas falhou, sobretudo, a Democracia.
Nós, militantes independentes, não reconhecemos a bandeira e os princípios do Psol na ausência de democracia. Pelo direito de decidir coletivamente, pelo respeito ao Estatuto partidário e, sobretudo, contra o silenciamento da base militante, pedimos o bom senso da anulação da arbitrária e ilegítima decisão feita através do voto de apenas sete dirigentes e sem consenso mesmo nesse grupo.
Assinam,
André Silva (Biomédico - PSOL/Caruaru)
Agenor Fagundes (professor – PSOL/Olinda)
Ana Karla Cavalcanti (publicitária – PSOL/Recife)
Eduardo Amorin (jornalista – PSOL/Recife)
Eva Duarte (Jornalista e Professora – PSOL/Olinda)
Fernando Ribamar (Coletivo Antiproibicionista de Pernambuco – PSOL/Recife)
Jéssica Cabral (professora – PSOL/Vitória de Santo Antão)
Luciana Cavalcanti (professora – PSOL/Recife)
Marcela Heráclio (profissional da Educação – PSOL/Recife)
Milena Gomes (professora e geógrafa – PSOL/Recife)
Pedro Rodrigo (pedagogo – TJPE – PSOL/Moreno)
Priscila Viegas (Terapeuta Ocupacional; defensora do SUS e das liberdades democráticas – PSOL/Recife)
Raquel Costa (Profissional de Educação – PSOL/Recife)
Regina Coelho (professora – PSOL/Recife)
Nenhum comentário
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.