![]() |
Foto: Polícia Federal |
Dentre os pilotos que seriam responsáveis pelo transporte aéreo de cocaína vinda do Paraguai para o Brasil para ser exportada para a Europa via portos nordestinos, destaca-se o pernambucano André Luiz Gomes Ferreira, que teve sua prisão temporária decretada pela Juíza Federal da 4º Vara Federal, Amanda Torres, no âmbito da Operação "Além Mar", deflagrada no último dia 18 de agosto, e que tem a delegada da Polícia Federal Adriana Vasconcelos à frente das investigações.
Leiam o que conta, sobre o piloto pernambucano, a decisão que autorizou a deflagração da Operação Além Mar, considerada uma das maiores da história da Polícia Federal no combate ao tráfico internacional de drogas:
"ANDRÉ LUIZ GOMES FERREIRA (CPF 028.881.784-27): Consigna a autoridade policial em sua representação que o citado investigado, que é natural desta cidade de Recife/PE, teria especial relação com a ORCRIM 2, sobretudo com os co investigados VICTOR PESSOA e ROMILTON QUEIROZ, sobre os quais já se tratou anteriormente, contudo afirma-se que as circunstâncias do relacionamento entre eles existentes não estaria ainda, de todo, esclarecidas, nada obstante as investigações teriam demonstrado, mormente a partir do afastamento de sigilo telefônico (interceptação telefônica), por diversas vezes autorizado por este Juízo, a existência de robustos indicativos de que ANDRÉ GOMES FERREIRA estaria envolvido com os crimes de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, como se logrará, doravante, detalhar.
Como já referido quando se abordou sobre o investigado VICTOR ANDRÉ DE PESSOA, consignou-se que, dele, ANDRÉ LUIZ – que é piloto de helicóptero (privado e comercial) – adquirira duas aeronaves, entre as quais, em 19/04/2018, o helicóptero PT-YUQ, poucos dias antes do evento delituoso, já relatado, que resultou na prisão de RONELSON CÂNDIDO e comparsas, como também explicitado em passagem pretérita. Salienta-se que, a partir de diligência encetada pela Polícia Federal no Estado do Amapá, verificou-se que, em 02/05/2018, a menos de 15 dias da aquisição do referido helicóptero por VICTOR PESSOA, ANDRÉ LUIZ GOMES esteve hospedado no Hotel do Forte, em Macapá/AP, oportunidade em que estaria acompanhado de outros pilotos, quais sejam, SÍLVIO BERRY, TULIO CABRERA BARCA e LUIS FERNANDO RAZUK. De acordo com o que se investigou, esses quatro citados pilotos teriam compartilhado os apartamentos 13 e 18 daquele hotel e as despesas correspondentes teriam sido pagas por SÍLVIO BERRY JUNIOR, o qual, segundo se aponta, seria braço direito do traficante LUIS FERNANDO DA COSTA, mais conhecido como “FERNANDINHO BEIRA-MAR”. Um outro elemento a reforçar o provável envolvimento de ANDRÉ LUIZ com a ORCRIM 2, seria exatamente o fato de que aquele, dias após a prisão de ROMILTON QUEIROZ (ocorrida em março/2019), teria recebido em seu hangar, localizado na cidade de Igarassu/PE, o avião CARAVAN, de prefixo PT – TRC, operada pela empresa COMMANDER BRASIL ADMINISTRADORA DE BENS LTDA., vinculada, exatamente, a ROMILTON QUEIROZ. Há de se destacar, nesse contexto, como diligenciado, que, atualmente, a aeronave está registrada em nome da empresa HELICON TAXI AÉREO LTDA (CNPJ nº 13.013.997/0001-66), de propriedade de ANDRÉ GOMES FERREIRA.
Outra constatação relevante diz respeito ao significativo aumento patrimonial ostentado pelo investigado ANDRÉ LUIZ, tal como também se observou quanto aos também pilotos, ora investigados, ALEXANDRE JÚNIOR e VICTOR PESSOA. A ascensão patrimonial em relação a ele verificada restou bem delineada na Informação de Polícia Judiciária nº 02/2019 GISE/NE, elaborada em 22/04/2019, consoante se verifica às fls. 803/827 do IPL (id nº 4058300.11976518). Nesse sentido, merece ser reproduzido o seguinte trecho: “Segundo o colaborador, ANDRÉ “ENRICOU DO DIA PRA NOITE”, que tudo aconteceu em 2018, que ANDRÉ era um piloto de nada e agora é um empresário, que abriu uma empresa chamada ALSAE, e recentemente comprou uma empresa de TÁXI AÉREO, chamada HELICON, que está comprando aeronaves, que sabe que ele tem duas propriedades rurais em Garanhuns/PE; que ANDRÉ mora em Aldeia, numa bela casa, segundo ficou sabendo; que anda numa AMAROK, que andava numa EVOQUE blindada, mostrando a foto de um veículo LAND ROVER EVOQUE, placa FAI0660; que ANDRÉ recentemente comprou um apartamento para a mãe; que compra tudo no dinheiro, às vezes em DÓLARES. Ressalta se tratar de uma ascensão meteórica em curtíssimo espaço de tempo”. Importa, para compreensão dessa evolução patrimonial suspeita, detalhar histórico a ele atribuído, com base nas constatações apresentadas naquele documento"
Ainda segundo o piloto pernambucano, diz a decisão que determinou sua prisão:
"
De acordo com as investigações, logrou-se constatar que o investigado ANDRÉ LUIZ GOMES FERREIRA encontra-se, atualmente, na posse de sete aeronaves, algumas das quais ainda se encontram em nome dos anteriores proprietários, estando elas mantidas no Aeródromo Coroa do Avião, Aeroporto de Belém e sede da HELICON no Paraná. Cuidou a representação policial de listar os aludidos bens, na seguinte forma: TIPO/MODELO PREFIXO PROPRIETÁRIO OPERADOR 1 CARAVAN / 208B PT-TRC ERICK EMILIO MENDES ALSAE SERVIÇO AEREO ESPECIALIZADO LTDA 2 HELICÓPTERO / R44 PR-OPS J.F. & FILHOS COMBUSTIVEIS LTDAS J.F. & FILHOS COMBUSTIVEIS LTDAS 3 HELICÓPTERO / S-76C PR-LCD HELICON TAXI AEREO LTDA HELICON TAXI AEREO LTDA 4 HELICÓPTERO / 407 PT-YUQ ALSAE SERVIÇO AEREO ESPECIALIZADO LTDA ALSAE SERVIÇO AEREO ESPECIALIZADO LTDA 5 AVIÃO CIRRUS / SR20 PR-ETJ EJ ESCOLA DE AERONAUTICA LTDA HELICON TAXI AEREO LTDA 6 HELICOPTERO / R44 PP-AAE HELICON TAXI AEREO LTDA HELICON TAXI AEREO LTDA 7 HELICOPTERO / R66 PP-JAF ALCOM COMUNICACAO E TECNOLOGIA LTDA HUGO FONSECA DA SILVA.
Nenhum comentário
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.