Covid-19: UNICEF entrega kits de terapia respiratória a 10 municípios no Ceará

28 de abr. de 2021

/ by Blog da Noelia Brito




Materiais foram doados pelo BTG Pactual em apoio à resposta do UNICEF à pandemia com foco em crianças e adolescentes. Foto | José Nilson Silva/UNICEF


A entrega inclui concentradores de oxigênio e capacetes de respiração assistida não invasiva, chamados de Elmo, apoiando a recuperação de pacientes internados em hospitais. 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o BTG Pactual, maior banco de investimento da América Latina, anunciaram parceria para apoio ao combate à COVID-19 no Ceará com a doação de kits de terapia respiratória para hospitais de Fortaleza e outros dez municípios - Barbalha, Cascavel, Caucaia, Crateús, Eusébio, Horizonte, Icó, Itapipoca, Quixeramobim e Sobral.

A entrega inclui concentradores de oxigênio e capacetes de respiração assistida não invasiva, chamados de Elmo, apoiando a recuperação de pacientes internados em hospitais. Os kits já foram recebidos pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE) e serão distribuídos, na sequência, aos municípios.

A entrega complementa as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pelo UNICEF para contribuir com o acesso à saúde e a garantia de direitos de crianças, adolescentes e suas famílias. Por parte do BTG Pactual, a iniciativa integra a #NumerosQueImportam, campanha de doação para apoio ao combate à pandemia iniciada em março de 2020, e que já arrecadou e doou mais de 70 milhões de reais entre recursos próprios e de parceiros.

“Nossa resposta tem sido focada na contribuição para a redução da transmissão do coronavírus, assim como a busca pela continuidade dos serviços essenciais direcionados a crianças, adolescentes e suas famílias nos municípios, apoiando os gestores com informações e doação de itens importantes para o planejamento da oferta segura dos serviços sociais”, ressaltou o coordenador do escritório do UNICEF no Ceará, Rui Aguiar.

“O BTG Pactual busca iniciativas como esta para unir forças com a sociedade e potencializar iniciativas plurais, para que nossa ajuda chegue de forma rápida a quem precisa”, afirmou o CEO do BTG Pactual, Roberto Sallouti.

Os municípios foram selecionados a partir de critérios como a demanda de atendimento, infraestrutura e equipe capacitada para o uso do equipamento. Cada município deverá receber três capacetes de respiração e um concentrador de oxigênio. O uso desse equipamento é indicado para quadros de insuficiência respiratória hipoxêmica leve a moderada e vem demonstrando uma redução dos procedimentos de intubação e da ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

A vantagem deste kit que está sendo doado é sua ação menos invasiva, deixando outros métodos e recursos para paciente mais graves. Além disso, o Elmo pode ser reutilizado, podendo beneficiar, pelo menos, quatro pessoas por mês por durante três meses. Além da doação de equipamentos de atendimento hospitalar, o UNICEF vem realizando doações de kits de higiene e atuando no apoio à continuidade das atividades essenciais para a proteção integral de crianças, adolescentes e suas famílias desde o início da pandemia.

Resposta do UNICEF à pandemia – Desde o início da pandemia, mais de 1,8 milhão de pessoas já foram atendidas com doações de kits de higiene em todo o Brasil, mais de 236 milhões de pessoas foram alcançadas com mensagens de comunicação confiáveis para enfrentar as fake news e mais de 3.200 gestores municipais foram fortalecidos para o enfrentamento da pandemia.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

© Todos os direitos reservados - 2021