Veterinários fazem ato, neste domingo (18), por prioridade na vacinação contra a Covid-19

18 de abr. de 2021

/ by Blog da Noelia Brito

Da Folha Pet

Está marcada para a manhã deste domingo (18) uma carreata organizada por médicos veterinários de toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) para cobrar que a categoria seja novamente inserida entre os grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19. 

Alguns municípios pernambucanos começaram a imunizar esses profissionais junto com os trabalhadores da saúde, por grupos etários. Mas, pouco tempo depois, o acesso foi suspenso. 

A concentração está marcada para as 9h30, em frente ao Classic Hall, que fica no limite entre os municípios de Recife e Olinda. O plano inicial é sair às 10h, com destino à Praça 12 de Março, em Olinda, onde será feito um retorno para pegar novamente a Avenida Agamenon Magalhães e seguir rumo a Jaboatão dos Guararapes. 

Essa passagem por Olinda, no entanto, ainda depende de autorização dos órgãos de trânsito. Caso não haja permissão, o grupo partirá diretamente para Jaboatão, até a altura do Shopping Guararapes. Na ida, seguirão pela Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, enquanto a volta será pela Avenida Boa Viagem. 
Foto: Divulgação

“Fazemos parte de um grupo que é a Saúde Única, desde 1997. Então, quando foi feito o plano de vacinação, estávamos inclusos no grupo de prioridade. Depois, fomos retirados. Sabemos que é nosso direito e, inclusive, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) já reconheceu isso e mandou um documento para o governador Paulo Câmara. E vamos fazer a carreata pedindo que o nosso direito seja devolvido”, disse a médica veterinária Cristiane Aguiar, que está à frente do movimento. 

“Nós não deixamos de trabalhar um dia sequer desde o início da pandemia. E, para fazermos o atendimento a um animal, o dono precisa estar junto, então não temos nem a condição de fazer o distanciamento social da forma adequada”, completou ela. 
Durante os atendimentos, é difícil conseguir fazer o distanciamento social adequado. Foto: Pexels 

Segundo a médica veterinária, no momento, dois colegas de profissão lutam contra a Covid-19 em leitos de UTI do Estado, um deles fazendo uso da terapia de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO). “Muitos colegas já foram diagnosticados com a Covid-19 e vários precisaram ser hospitalizados”, disse.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

© Todos os direitos reservados - 2021