Delegado da PF, Procuradores e servidor do MPF recebem prêmio de combate à corrupção pela Operação Apneia sobre compra de respiradores pela Prefeitura do Recife

3 de mai. de 2021

/ by Blog da Noelia Brito

Na foto: a Superintendente da SRPE, Carla Patrícia Cintra, o Delegado chefe da DELECOR, Daniel Silvestre e a Corregedora da PF/PE, Mariana Cavalcanti, recebem prêmio no Encontro de Chefes de Delegacias de Repressão a Crimes contra a Corrupção e Crimes Financeiros, em nome da Superintendência Regional da Polícia Federal em Pernambuco por ter sido a unidade que mais deflagrou operações especiais de combate à corrupção em 2020.

A Operação Apneia indiciou o ex-secretário de Saúde, Jailson Correia e outros três servidores comissionados da Prefeitura do Recife, além de dois empresários pela compra e venda de respiradores imprestáveis para uso em seres humanos durante a pandemia de Covid-19

A atuação dos procuradores da República Cláudio Dias e Silvia Regina Pontes Lopes e do delegado da Polícia Federal Daniel Silvestre na condução das investigações sobre a compra de respiradores imprestáveis para uso em seres humanos, pela Prefeitura do Recife, durante a gestão Geraldo Julio, rendeu aos três e ao servidor Hélder dos Anjos Ribeiro (assessor do 17º Ofício da PRPE), em Pernambuco o IX Prêmio República de Valorização do MPF, promovido pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), na categoria Combate à Corrupção.

Também foram agraciados por sua atuação na Operação Apneia, Cristiano Pimentel (procurador do Ministério Público de Contas do Estado de Pernambuco), Júlio Oliveira (procurador do TCU) e Lucieni Pereira (auditora de controle externo do TCU).

Os vencedores foram anunciados na noite da última sexta-feira (30/4), durante cerimônia virtual transmitida pelo canal da ANPR no YouTube. A iniciativa tem como objetivo identificar e dar visibilidade à atuação dos membros do MPF, às melhores práticas e iniciativas adotadas, além de estimular parcerias entre os entes que se dedicam à promoção da Justiça e à defesa do Estado Democrático de Direito.

A Superintendência de Polícia Federal em Pernambuco já havia recebido um prêmio por seu trabalho de excelência no combate à corrupção, em dezembro do ano passado, durante o encerramento do Encontro de Chefes de Delegacias de Repressão a Crimes contra a Corrupção e Crimes Financeiros. A Superintendência Regional da Polícia Federal em Pernambuco foi a unidade que mais deflagrou operações especiais, dentre todas do Brasil, no tema de combate à corrupção, durante o ano de 2020. O prêmio foi entregue ao delegado Daniel Silvestre que o dedicou a toda a equipe que compõe a DELECOR-PE. 

Em nota, a Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco afirmou que "
"Todos os policiais da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros de Pernambuco (DELECOR) se sentem honrados pelo reconhecimento do Ministério Público Federal, com menção expressa à importância da atuação da PF na Operação Apneia. A maior satisfação da equipe decorre sobretudo da certeza de que o nosso trabalho protegeu um bem de valor inestimável, que é a vida humana."

SAIBA MAIS SOBRE A OPERAÇÃO APNEIA

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

© Todos os direitos reservados - 2021