Lula pretende se encontrar com o prefeito do
Recife, João Campos (PSB) e com sua mãe, Renata Campos. João Campos e o ex-prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB), que quer se lançar candidato ao governo estadual, mas encontra resistências entre aliados, conforme mostrou com exclusividade o Blog da Noelia Brito, têm feito contraponto no PSB a movimentos de aproximação com o PT. Geraldo
Julio declarou, no início de maio, que defendia candidatura própria
para a disputa presidencial ou apoio a Ciro Gomes (PDT). As informações são da Folha de São Paulo.
As movimentações do ex-presidente Lula da Silva, junto a possíveis aliados, visando sua candidatura à sucessão do presidente Jair Bolsonaro, já tem data marcada para desembarcar no Nordeste. Segundo a Folha de São Paulo, após encontros com líderes políticos do Rio de Janeiro, Lula deve agendar uma série de visitas a Estados nordestinos para estreitar ou restabelecer alianças.
A Folha destaca que líderes locais de PSB e MDB serão os principais alvos. Os dois partidos, lembra, distanciaram-se do PT ao longo dos últimos anos e apoiaram majoritariamente o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) em um processo que deixou feridas abertas pelo caminho.
No PSB, o movimento de aproximação deve ser selado com a filiação, anunciada para amanhã, 21, ao partido do governador do Maranhão, Flávio Dino.
PT e PSB já haviam firmado parcerias no Piauí e na Paraíba e iniciaram movimentos de reaproximação em Pernambuco e Sergipe. Na Bahia e no Ceará, as alianças locais são históricas e sobreviveram às rusgas dos últimos anos.
A conversa com o PSB de Pernambuco será uma das prioridades do périplo de Lula pelo Nordeste, dia a Folha. Já está engatilhada reunião com o governador local, Paulo Câmara (PSB).
A Folha apurou que Lula pretende se encontrar com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), um dos nomes dentro do partido que resiste a um apoio ao petista já no primeiro turno das eleições de 2022. No ano passado, ele protagonizou uma das eleições mais acirradas da história da capital pernambucana contra a prima Marília Arraes (PT).
A Folha lembra que o antipetismo foi usado de maneira intensa na campanha eleitoral do segundo turno. Lula tem forte relação pessoal com a família Campos. A intenção do petista é também fazer uma visita a Renata Campos, mãe do político e viúva de Eduardo Campos, ex-ministro de Lula.
O PSB pernambucano, que tem peso histórico nas decisões do partido, avalia que ainda não é tempo de definir alianças nacionais no momento em que o partido está em ascensão, com a iminente filiação de novos quadros como Dino e o deputado federal Marcelo Freixo.
João Campos e o ex-prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB), que quer se lançar candidato ao governo estadual, mas encontra resistências entre aliados, conforme mostrou com exclusividade o Blog da Noelia Brito, têm feito contraponto no PSB a movimentos de aproximação com o PT.
Geraldo Julio declarou, no início de maio, que defendia candidatura própria para a disputa presidencial ou apoio a Ciro Gomes (PDT).
Nenhum comentário
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.