Saiba como fazer uma boa ambientação em seu novo lar em Recife

22 de jun. de 2021

/ by Blog da Noelia Brito

 

Foto:Freepik


Por Edson Costa

O seu novo lar marca uma nova fase da sua vida, melhor ainda, é o início de uma etapa que tem tudo para motivar inúmeros momentos de alegrias.

Para que a sua nova moradia seja um lugar especial, daqueles em que você chega em casa após um dia de trabalho e descanse confortavelmente, a ambientação é decisiva.

Saiba agora como fazer uma boa ambientação em seu novo lar.

Harmonize os ambientes

É mais aconchegante estar em ambiente visualmente harmônico, sobretudo em um local tão importante quanto é o nosso lar. Harmonizar a decoração com móveis e objetos que conversem entre si é uma ótima escolha. Os olhos agradecem, a mente descansa e a família curte em harmonia.

Escolha cores, acabamentos, texturas e formas que se relacionem entre si. Mesmo em ambientes distintos, como sala e cozinha, procure elementos que se completam. Assim, em qualquer lugar da casa que os moradores estiverem, estarão muito bem, obrigado.

Preste atenção aos contrastes

Do mesmo modo que há quem curta ambientes combinantes, existem pessoas que adoram um contraste. E elas não estão erradas, contudo, é preciso tomar muito cuidado ao criar a ambientação.

Olha só: um sofá de cor lisa é tudo de bom, afinal, ele pode receber aquelas almofadas com estampas coloridas. Porém, como as almofadas já chamam a atenção, não fica legal incluir quadros de cores fortes, vasos coloridos, entre outras peças, que acabam por carregar demais a ambientação.

De olho na proporção

Você viu aquele apartamento em Recife na internet, entrou em contato com a imobiliária, fez a visita, analisou as finanças e, com alegria, fechou negócio. Agora, um novo lar é apenas questão de tempo.

Enquanto não se muda, sabemos que pesquisará por móveis, decoração de ambientes e já se vê deitado naquele sofá novinho. Nesse momento é fundamental que você saiba as medidas de cada ambiente. Seria chato comprar uma mesa para a sala de jantar e, ao instalar a peça no cômodo, perceber que ficou grande e todo mundo vai se esbarrar.

Além do desconforto, a proporção, por exemplo, de poltronas enormes em uma sala pequena não combina. Ainda, se o apartamento for grande, ter um ou dois quadros minúsculos nas paredes também não ajuda.

Lembre-se: cada ambiente no seu quadrado

Apesar de harmonizarem entre si, cada ambiente tem a sua função. Por isso, peças que foram criadas para a área gourmet, preferencialmente irão para essa área. Ou seja, em cada ambiente, como sala, cozinha, banheiro e quartos, deve ser escolhido um grupo diferente de móveis.

Claro que existem peças que são coringas, mas nem por isso você deve sair trocando as bolas, digo, os móveis de lugar. Além disso, em apartamentos pequenos, dá para aproveitar o mesmo ambiente em diferentes funcionalidades, como você confere a seguir.

Aproveite os espaços de maneira inteligente

Muita gente tem aquela ideia: “essa peça vai aqui, aquele móvel ali e pronto”. Fazer uma boa ambientação pede que você aproveite os espaços de maneira inteligente, sabendo que cada elemento tem a sua função.

Em espaços reduzidos a dica é aproveitar o mesmo cômodo para dupla função. Em apartamentos pequenos ou nas kitnets, dá para usar a sala de estar para TV, escritório e, se bobear, para dar uma cochilada com o sofá que virá cama.

Vale lembrar que não é necessário preencher todo espaço vazio que tiver no lar. Como já existem outras peças decorando o ambiente, alguns espaços vazios deixam o clima mais aconchegante e minimalista. 

Ilumine com carinho

A iluminação é item de primeira linha na ambientação do seu novo lar, pois a luz, seja ela artificial ou natural, influencia diretamente na boa ambientação. Logo, analise os cômodos e prefira luzes que criam climas aconchegantes.

Inclua plantas

As plantas são ótimas para uma ambientação agradável, especialmente se forem naturais. Busque plantas que se encaixam em ambientes fechados e cuide-as.

Exemplos de plantas para apartamentos: Espada de São Jorge; Cactus; Palmeira Ráfia; Begônia; Pacová.

Fazer uma boa ambientação em seu novo lar será uma tarefa prazerosa, pode acreditar. Depois de tudo prontinho, você vai adorar permanecer naquele que será o lugar preferido da família. 

 Gostou do artigo? Compartilhe e ajude mais pessoas a criarem seus ambientes perfeitos.

 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

© Todos os direitos reservados - 2021