Recife lança guia digital para turistas LGBTQIA+: 'É uma cidade friendly, bem estruturada para receber e acolher', diz secretária

11 de ago. de 2021

/ by Blog da Noelia Brito

A secretária Cacau de Paula e a empresária Maria do Céu durante o lançamento do Guia Recife+ — Foto: Dondinho/Seturl Recife


Meta, de acordo com a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, é que a cidade seja cada vez mais reconhecida no país por receber bem este público. Atualmente, há 33 opções de serviços e estabelecimentos considerados acolhedores para este público. informa o G1.

Um guia turístico virtual voltado especialmente para o publico LGBTQIA+ foi lançado, nesta (10), pela Prefeitura do Recife. Há 33 opções de serviços e estabelecimentos considerados acolhedores para este público.

"O Recife é uma cidade friendly, bem estruturada para receber e acolher o turista LGBTQIA+", afirmou a secretária de Turismo e Lazer da cidade, Cacau de Paula, ao G1.

Friendly, explica a reportagem, é uma palavra da língua inglesa que significa "amigável", em Português. A meta, de acordo com Cacau de Paula, é que a cidade seja cada vez mais reconhecida por receber bem o público LGBTQIA+.

"A gente está lançando ele hoje, 10 de agosto, dia do turismo LGBTQIA+. É um guia digital e as pessoas podem baixar por meio de um QR Code. A ideia é realmente criar uma melhor experiência para esse turista na nossa cidade", declarou a secretária durante o lançamento, ocorrido, ontem.

O Guia Recife+ fica disponível no Portal do Turismo do Recife. Além de sugestões sobre o que fazer, onde comer e onde ficar, ele traz dados atualizados sobre como está a Covid-19 na cidade, dicas de segurança, números de emergência e informações sobre serviços como visto, documentação e sobre o clima na cidade.

O Guia Recife+ é digital. Ele fica disponível no Portal do Turismo do Recife e pode ser acessado por um QR Code.

A iniciativa, segundo o G1, foi considerada um avanço importante pela empreendedora Maria do Céu, que trabalha com o público LGBQTIA+ há 27 anos.

A Metrópole, estabelecimento administrado por ela, foi o primeiro a receber o QR Code disponível nos cartazes que estarão expostos em pontos estratégicos da cidade, como bares, restaurantes e hotéis.

O educador social Gerailton Jorge Barbosa, de 45 anos, que é um homem cisgênero bissexual, disse que o que espera em qualquer lugar que vai é respeito e empatia. "A gente não quer mais estar preso em gueto, porque essa fase já passou", disse, ao G1.

Gerailton considera o Recife uma cidade acolhedora para quem é LGBTQIA+ e disse à reportagem que sempre fala sobre isso para os amigos. "Tanto me sinto acolhido tanto que convido meus amigos. Também é bom saber que temos leis tanto no município quanto no estado que punem a discriminação", observou.

O educador social contribuiu com dicas para o guia Recife+. Entre os lugares prediletos citados por ele estão estabelecimentos de ruas como a Mamede Simões, em Santo Amaro, e Rua das Ninfas, na Soledade.

"O Recife é uma cidade arco-íris, que acolhe todas as diversidades. O grande empresariado da capital precisa compreender que a pessoa está ali para conhecer o espaço e todos precisam ser acolhidos e bem recebidos", concluiu.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

© Todos os direitos reservados - 2021