Conselho de Cultura de Pernambuco autoriza Banco Santander a retirar Mural Batalha dos Guararapes, de Brennand, , do Centro do Recife e tranferi-lo para agência bancária em Boa Viagem

1 de out. de 2021

/ by Blog da Noelia Brito

Foto:Reprodução 

A autorização, concedida por maioria de votos, foi alvo de repúdio do presidente da Fundação Joaquim Nabuco e membro da Academia Pernambucana de Letras, Antônio Campos. O advogado lembra que a obra é uma das mais importantes em arte mural do mundo, afirmando que recorrerá da decisão, além de pedir o tombamento federal da obra. AS obras de Brennand têm sido alvo de furtos e depredações há anos sem qualquer ação do Poder Público, que só descobriu os furtos pela mídia.

Uma decisão tomada, por maioria de votos dos Conselheiros do Conselho de Cultura de Pernambuco, no último dia 29, foi rechaçada, por meio de Nota, pelo atual presidente da Fundação Joaquim Nabuco, o advogado e membro da Academia Pernambucana de Letras, Antônio Campos.

Pela decisão do Conselho, o Banco Santander fica autorizado a remover o Mural Batalha dos Guararapes, obra do artista plástico Francisco Brennand, já falecido, do Centro do Recife, deslocando-o para uma de suas agências, em Boa Viagem.

O advogado lembra que a obra é uma das mais importantes em arte mural do mundo e que as obras de Brennand têm sido alvo de furtos e depredações há anos sem qualquer ação do Poder Público para sua proteção.

Recentemente veio à tona que dezenas de peças do artista plástico pernambucano, de renome internacional, expostas no Parque das Esculturas, da Prefeitura do Recife, foram furtadas e destruídas.

A decisão foi tomada apesar de a obra estar em processo de tombamento. Confiram a nota:

Nota 

Antônio Campos/Foto: Divulgação 


Onde está o Mural Batalha dos Guararapes de Francisco Brennand aqui no Centro do Recife? O Banco Santander levou. 

Com referência a decisão do Conselho de Cultura Estadual, em 30.09.2021, por maioria, sobre a autorização que o Banco Santander retire o mural, sob tombamento, do centro do Recife e coloque o mesmo em sua agência de Boa Viagem, tenho a dizer e me posicionar historicamente: 

1. O Mural Batalha dos Guararapes é uma obra seminal do artista Francisco Brennand e uma das mais importantes em arte mural do mundo. 

2. As obras do artista, sejam peças ou murais, vêm sendo objeto de agressões e furtos nos últimos tempos, com pouca ou nenhuma ação eficaz de agentes públicos na solução do caso. 

3. Agora, infelizmente, a agressão se dá com a chancela oficial. 

4. O Conselho Estadual de Cultura, por maioria, sem o contraditório e também a ouvida do Instituto Maximiano Campos (à época do pedido de tombamento presidido por mim) e do Instituto Oficina Francisco Brennand, embora tenha sido requerido, em carta previamente protocolada, decidiu pela remoção, atendendo pleito do Banco Santander, ao arrepio da Lei de Tombamento, conforme demonstrará no foro próprio. 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco também se posicionou contrário a transferência do local de forma contundente e fundamentada. Bastaram os argumentos do Santander, segundo maioria do Conselho, sem sequer, permitir o contraditório. 

5. O mural estando com processo de tombamento aberto desde 2014, tem garantias similares ao regime de proteção dos bens já tombados, sendo certo que o local onde está atualmente tem todo um contexto histórico-cultural, que não pode ser desprezado, pelo que tem convicção do equívoco da decisão da remoção. 

A nossa posição é revitalizar o mural e o seu entorno, no local onde está. 

6. Estaremos pedindo reconsideração ao Conselho da decisão, comunicando ao Ministério Público Estadual e Federal para acompanhar o caso e pedindo audiências públicas na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa. 

7. Estaremos pedindo o tombamento federal ao IPHAN, de tal mural, em caráter de urgência, ante a sua importância cultural e histórica, com medidas cautelares de proteção.

 Recife, 01 de outubro de 2021 

 Antônio Campos 

Advogado, escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras

Confiram algumas imagens do Mural










Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

© Todos os direitos reservados - 2021