MPPE promove evento sobre várias formas de ativismo no combate à violência contra a mulher

 

Foto: Divulgação/MPPE

Durante o evento, promovido pelo Núcleo de Apoio à Mulher do MPPE e previsto para ocorrer a partir das 14h, do dia 6 de dezembro, no Centro Cultural  Rossini Couto, do MPPE, serão assinados termos de convênio em prol das políticas públicas afirmativas, além da realização de uma palestra magna sobre violências contra a mulher e dois painéis de conversas com personalidades diversas sobre as várias formas de ativismo feminino. Contará ainda com a Orquestra Criança Cidadã, composta apenas de meninas, exposição fotográfica, stand de livros e artesanatos de mulheres do Recife.

O Núcleo de Apoio à Mulher do MPPE é coordenado pela Promotora de Justiça Bianca Stella Azevedo Barroso.

O evento será presencial com transmissão pelas redes sociais do MPPE no Youtube, Facebook e Instagram. 

Para marcar os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher - dias comemorados internacionalmente pela agenda da ONU Mulher, que vai do dia 25 de novembro a 10 de dezembro, o Ministério Público de Pernambuco realizará um evento sobre as várias formas de ativismo, no dia 06/12/2021, as 14h, no Centro Cultural Rossini Couto, no centro do Recife. 

Além da assinatura de termos de convênio em prol das políticas públicas afirmativas, o evento contará com uma palestra magna sobre violências contra a mulher e dois painéis de conversas com personalidades diversas sobre as várias formas de ativismo feminino. Contará ainda com a Orquestra Criança Cidadã, composta apenas de meninas, exposição fotográfica, stand de livros e artesanatos de mulheres do Recife.

SERVIÇO

Público-alvo: integrantes do MPPE e das Instituições parceiras. 

Evento presencial com transmissão pelas redes sociais do MPPE no Youtube, Facebook e Instagram. 

Local de Realização: Centro Cultural Rossini Alves Couto Rua do Hospício, 849, Boa Vista, Recife - PE. 

PROGRAMAÇÃO - 06/12/2021 13h40 

Apresentação da Orquestra Criança Cidadã 14h 

Abertura Solene 14h20

Assinatura do Termo de Cooperação MP Empodera

• Paulo Augusto de Freitas Oliveira, procurador-geral de Justiça do MPPE

• Ana Elisa Sobreira, secretária da Mulher do Estado de Pernambuco

• Adriana Corte Real, representante do Sebrae em Pernambuco 14h40 Palestra Magna: Violência contra a Mulher – violências na liberdade, violências no cárcere Marco Ribeiro Henriques, professor, mestre e doutorando em Direitos Humanos pela Nova School of Law, Universidade de Lisboa, na área de sistemas prisionais e políticas públicas responsivas ao gênero. Presidente da Assembleia Geral do Observatório dos Direitos Humanos. Ex-coordenador do Grupo de Juristas da Secção Portuguesa da Amnistia Internacional.

15h20 I Roda de Ativismos: como é seu ativismo pelos direitos das mulheres?

Mediação: Bianca Stella Azevedo Barroso, promotora de Justiça do MPPE e coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher (NAM). Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretora do MPD e da Associação do Ministério Público (AMPPE).

Convidadas:

• Daisy Maria de Andrade Costa Pereira, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE). Presidente da Coordenadoria da Mulher em situação de violência doméstica e familiar contra a Mulher do TJPE.

• Dalva Cabral de Oliveira Neta, 50ª promotora de Justiça Criminal da Capital, com atuação no Tribunal do Júri e coordenadora do CAO Cidadania do MPPE.

• Selma Magda Pereira Barbosa Barreto, promotora de Justiça, ouvidora-geral do MPPE e presidente do CNOMP - Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público Brasileiro.

• Fabíola Sucasas Negrão Covas, promotora de Justiça do MPSP. Membra auxiliar da Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

• Maria Bernadete de Azevedo Figueiroa, procuradora de Justiça aposentada do MPPE, ex-coordenadora do GT Racismo do MPPE.

• Isabelle Rocha Valença Figueiredo, promotora de Justiça e coordenadora do CAOCCID e do Núcleo Maria da Penha do Ministério Público do Estado do Tocantins.

• Fábia de Melo Fournier, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), assessora da Presidência da CONAMP; diretora de Relações Internacionais da ABRAMPA.

• Fabiana Ferreira Leandro, gestora do Departamento de Polícia da Mulher da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco. Graduada em Direito (Unicap) e pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal, pela Escola de Magistratura de Pernambuco (Esmape).

• Virgínia Moury Fernandes, defensora pública do Estado de Pernambuco. Coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria Pública Estadual (NUDEM). Membro da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência Doméstica do Estado de Pernambuco. Membro da Comissão Especial de Defesa da Mulher do Condege (Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher Nacional). Conselheira Titular do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres do Estado de Pernambuco (CEDIM).

• Luciana Maciel Dantas Figueiredo, promotora de Justiça do MPPE – Titular da 30ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania com Atuação na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

16h20

II Roda de Ativismo: outras formas de ativismo. Como é seu ativismo feminino? Mediadora: Dalva Cabral de Oliveira Neta, 50ª promotora de Justiça Criminal da Capital, com atuação no Tribunal do Júri e coordenadora do CAO Cidadania do MPPE.

Convidadas:

• Deluse de Amaral Rolim Florentino, promotora de Justiça do MPPE, presidenta da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE).

• Andréa Nunes Padilha, promotora de Justiça do MPPE e escritora de romances policiais.

• Cida Pedrosa, advogada, vereadora e poeta. Vencedora do Prêmio Jabuti/2020 nas categorias Poesia e Livro do Ano com seu nono livro “Solo para Vilarejo”, tornando-se a primeira escritora pernambucana a fazer jus a essa honraria.

• Glauce Medeiros, secretária da Mulher do Município do Recife. Graduada em Ciências Sociais pela UFRPE; pós-graduada em Gestão Cultural (Fundaj/UFBA), mestra em Desenvolvimento Local e Extensão Rural pela UFRPE.

• Adriana Rocha, secretária de Trabalho e Quali­ficação Pro­fissional do município do Recife. Professora de Direito Constitucional, advogada e mestre em Direito pela PUC de São Paulo. Foi vice-presidente da OAB Pernambuco, ex-presidente da Comissão da Mulher Advogada e Conselheira Federal Titular, gestão 2016-2019.

• Nena Queiroga, cantora e carnavalesca pernambucana.

• Bianka Carvalho, repórter da Rede Globo Nordeste. Graduada em Comunicação/Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Pós-graduanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global na PUC-RS e Tecnologia, Inovação e Inteligência no Cesar School/PE. Palestrante. Media training para pro­fissionais de várias áreas. Vencedora de vários prêmios, títulos e homenagens: Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo (1999 e 2020); Prêmio Nacional da Rede Globo (2006); Prêmio Direitos Humanos (2006) – OAB/PE; Título de Jornalista Amigo da Criança (2007), concedido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), Prêmio Abraciclo de jornalismo (2007); Troféu Dom da Paz e Herbert de Souza de Cidadania (2011), entregue na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

• Chef Negralinda, empresária e chef de Cozinha do Bistrô Negra Linda na Ilha de Deus/PE. Presidente do Instituto Negralinda de Responsabilidade Social.

• Mônica Pereira, assistente social. Pós-graduada em Saúde Pública, pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero, Raça e Políticas Públicas da Universidade Católica de Pernambuco. Mulher negra e feminista. 17h30 Coff­ee break Programação Cultural Exposição de arte de mulheres

• Apresentação da Orquestra Criança Cidadã com meninas

• Exposição de fotografi­as do acervo da Vice Governadoria de Pernambuco

• Exposição de artesanato das artesãs do município do Recife

• Stand de Livros

 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

© Todos os direitos reservados - 2021