República de Segurança Nacional será lançado em Recife no dia 21 de abril

20 de abr. de 2022

/ by Blog da Noelia Brito



Livro editado pela Expressão Popular em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo analisa o papel político dos militares e sua estrutura ideológica. A obra, de Rodrigo Lentz, será lançado em Recife na quinta-feira, dia 21 de abril, com debate entre autor e convidados, no Armazém do Campo, a partir das 18h.


República de Segurança Nacional, livro de Rodrigo Lentz, será lançado em Recife na quinta-feira, dia 21 de abril, com debate entre autor e convidados, no Armazém do Campo, a partir das 18h.

Editada pela Editora Expressão Popular em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, a obra é o mais recente lançamento da Coleção Emergências e será tema de um curso virtual que será realizado em maio.

Na publicação, o autor analisa a volta dos militares ao centro do poder com o governo de Jair Bolsonaro e reflete sobre suas consequências políticas para o país. A partir de documentos oficiais da Escola Superior de Guerra, Lentz investiga a estrutura ideológica que fundamenta a organização militar e a contextualiza conforme as mudanças histórias que ocorreram no período.

Tendo as disputas sociais como pano de fundo para esse percurso, Lentz explora a presença dos militares na política desde a formação da República até o atual governo, ora como protagonistas, ora como coadjuvantes.

O autor discute também alternativas para as forças democráticas assumirem, de fato, o controle político dos militares. Uma saída seria a reformulação da educação para a democracia, rompendo com a cultura política que bloqueia a discussão pública sobre a questão nacional e abre o caminho para a politização dos militares.

“Compreender historicamente a questão militar e como os militares pensam a política pode nos ajudar a evitar novas ilusões e equívocos decorrentes de se ignorar os temas militares como “apenas” de defesa nacional quando, em verdade, estão diretamente relacionados à disputa política entre classes sociais (...)”, afirma Lentz.

A abertura do lançamento em Recife será feita por:

- Torge Löding - diretor da Fundação Rosa Luxemburgo - Brasil e Paraguai.
- Carlos Bellé - coordenador político da Editora Expressão Popular.

Foram convidados para debater com o autor Rodrigo Lentz:

- Rosa Amorim - militante do Movimento Sem Terra em Pernambuco, coordenadora Nacional do Levante Popular da Juventude e diretora de cultura da UNE.
- Ivan Moraes - pai, jornalista, comunicador, escritor, defensor de direitos humanos, vereador do Recife pelo PSOL e pré-candidato a deputado estadual de Pernambuco.


Dia 21/04 (quinta-feira) – 18h às 20h
Local Armazém do Campo - Avenida Martins de Barros, 395 - Santo Antônio, Recife (PE)

Programação do lançamento:

Abertura: Torge Löding - Fundação Rosa Luxemburgo
Carlos Bellé - Editora Expressão Popular

Debate: Rodrigo Lentz – autor do livro República de Segurança Nacional
Rosa Amorim – MST, Levante da Juventude e UNE
Ivan Moraes – vereador do Recife pelo PSOL

Sobre o autor


Rodrigo Lentz

Rodrigo Lentz é doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília e advogado, professor convidado da Unisinos – Universidade Vale do Rio dos Sinos. Pesquisa sobre o pensamento políticos dos militares brasileiros e a justiça de transição. É pesquisador sênior do Observatório sobre Defesa e Soberania Nacional do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, integra o grupo de pesquisa Democracia e Sociedade, da UnB.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

© Todos os direitos reservados - 2021