Ana Carolina Moura Delfin Maciel é coordenadora do Programa (Foto: Divulgação)

 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está construindo a plataforma Memórias Covid 19, coordenada pela pesquisadora e historiadora Ana Carolina Moura Delfin Maciel. O projeto tem como objetivo criar um espaço memorial virtual para que pessoas de todos os estados do Brasil, bem como do exterior possam expressar suas memórias durante a pandemia do novo coronavírus. Em tempos atípicos de distanciamento social e de vulnerabilidade para a população, ainda é possível estar isolados fisicamente, mas emocionalmente conectados.

O projeto conta ainda com uma comissão curatorial, composta de membros de nove universidades brasileiras (de diferentes áreas do conhecimento, representando Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do país), como também de dois representantes da França e Portugal.

A comissão será responsável por receber e selecionar os relatos que devem compor a plataforma Memórias Covid-19. O projeto tem um caráter plural e democrático, almejando costurar uma teia de narrativas compartilhadas por pessoas de diferentes localidades do país e do mundo, classe social e escolaridade. As vivências cotidianas e histórias de qualquer pessoa, durante esta pandemia, são bem-vindas e devem ser contadas. O Memórias Covid-19 não pretende ficar centrado no eixo São Paulo/ Rio de Janeiro tampouco ficar circunscrito ao espaço da universidade. Assim, o Memórias Covid 19 reforça o convite para que a população pernambucana também participe enviando os registros de sua vida cotidiana durante o isolamento social. Não se trata de um projeto destinado apenas a familiares das vítimas de Covid 19 ou pessoas que testaram positivo para a doença, não havendo, portanto, necessidade de o participante ter sido acometido de Covid 19 ou ter presenciado casos de pessoas que tenham contraído o novo coronavírus.