Mapa da Vergonha: Pernambuco é o Estado com o maior número de irregularidades investigadas na pandemia, aponta documento da Polícia Federal

 

A Revista Veja teve acesso a um documento da Polícia Federal que aponta Pernambuco como o Estado com o maior número de irregularidades investigadas na pandemia.

O Estado está à frente do Amapá, que vem em segundo e do Rio de Janeiro e do Pará, que vêm em terceiro.

A desonrosa primeira colocação se deve, principalmente, à gestão Geraldo Julio, que já foi alvo de seis Operações da Polícia Federal por suspeitas que vão desde a compra de respiradores testados apenas em porcos e imprestáveis para uso humano ao pagamento por milhões de Equipamentos de Proteção Individual sem que os produtos tenham sido entregues.

Segundo a PF, a simulação na compra de respiradores, como a realizada pela gestão Geraldo Julio, é uma das fraudes mais recorrentes na pandemia.

Ainda de acordo com o relatório da PF, há, no momento, 39 investigações em curso apenas para desvios na pandemia. A extensão da roubalheira é tal que a Polícia Federal criou uma central em Brasília apenas para acompanhar o destino das verbas federais repassadas a Estados e Municípios.

Os investigadores já levantam que cerca de 60% dos 1,3 bilhão de reais destinados pelo Governo Federal para o combate à pandemia foram desviados, o que corresponde a impressionantes 775 milhões de reais escoados pelo ralo da corrupção.

Os inquéritos instaurados pela PF investigam mais de 300 pessoas, dentre servidores públicos, empresários, prefeitos, secretários, deputados, vereadores e pelo menos seis governadores.

"A Covid deve bater a Copa do Mundo em casos de carrupção e volume de recursos", estima um investigador do caso, admitindo que até o fim da pandemia, as fraudes podem atingir patamares ainda maiores."

Imagem: Revista Veja





MAIS VISITADAS DO MÊS

Entidades ligadas a empresário preso hoje pela PF, por desvios na Saúde, receberam mais de R$ 781 milhões do Estado e de Prefeituras pernambucanas

EXCLUSIVO: PF PRENDE PREFEITO E VICE DE AGRESTINA

Forbes: Lista de bilionários brasileiros traz 16 cearenses e 6 pernambucanos. Saiba quem são.

Operação Desumano: Orcrim que assalta cofres da Saúde do povo pernambucano há anos é desbaratada em megaoperação da PF, CGU, MPF e MPPE (GAECCO). Prefeituras do Recife e de Jaboatão e empresário, líder da ORCRIM, entre os alvos